segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Partitura - Estudo 1 Menuetto

Ismael Teixeira

Caras mãos. Mãos bailarinas. Sufocam e matam o silêncio. Num gesto mudo. Leve. Ríspido. Caras mãos. Mãos sozinhas. Dançam. Dançam. A música que nasce de suas acrobacias. Mãos cegas. Surdas. Mãos sem guia. Seguem nuas. Calmas. Em agonia. Vejo-as saírem porta afora. Vejo-as voarem vento agora. Janelas. Palácios. Tabernas. Vejam-nas. Vejam-nas suarem como dia. Vejam-nas como desfalecem. Tremem. Tremem. Tremem. Histórias inteiras sem voz. Caras Mãos. Mãos que chamam em linguagem dos surdos as lágrimas. Chamam pelas almas. Esquecidas. Caras mãos. Musicais. Musicais. Distraídas.

Está bom?

Penso que o início está interessante. Gosto de peças em dó maior. Entretanto a virada. Na virada poderia haver uma quebra. Poderíamos entrar com outro tema. As mãos poderiam ficar violentas. Uma quebra com um si bemol. Variações de violino. Com entradas de um grave ao fundo. Marcação de um compasso lento, pausa e voltamos ao tema inicial.

O que acha?

Mãos. Dissentes. Mãos. Dissentes. Mãos. Deveras sentes. Dissidentes. Outras. Cão. Mãos. Flechas de mãos. Rubra. Noite. Rubra. Açoites. Gemes. Mãos. Não. Não. Não.

Assim?

Sim. Sim. Continue.

Um comentário:

Sócrates Santana disse...

Fantástico. De uma profundidade singular. O autor apresentou um "saque" repleto de percepção, cheio de peripécias de um leitor atento aos ensinamentos dos mestres. Apresentou um traço peculiar de um grande escritor. Apresentou a capacidade de perceber o mundo com atenção. A maneira que o poeta Ismael inicia este poema, que pode ser muito bem o início de um romance ou quem sabe um conto, realça a beleza que existe no aprendizado de cada arte ou conhecimento. O desembaraçar da técnica. Infelizmente, preciso me ater aos gestos das palavras, mas, mesmo sem ter a precisão técnica, pude enxergar as mãos do maestro. Mestre versus maestro.
Um texto que veio antes deste, também escrito por Ismael Teixeira, chamado CInela desencadeia o senso estético do autor, no entanto, essa Partitura ultrapassa o caráter de ensaio. É, sem dúvida, uma obra que deve continuar. Um desafio. Vi por todo o texto o início de um diálogo, uma cena cinematográfica. Continue, senão, eu o farei.