segunda-feira, 2 de julho de 2007

homem pedra

Homem
Pedra
Homem-pedra
A guerra
É uma brincadeira
entre meninos travessos.

6 comentários:

Sócrates Santana disse...

Não consegui ingerir ainda. Não encontrei travessuras. Encontro apenas homens avessos à elas.

doispontospontocom disse...

Este aqui, como em outros trabalhos do autor a sugestão é priorizada. A construção poética não define, não esclarece, não explica, mas permite a ação ativa do leitor. Incitando o autor argentino Piglia, a obra de vanguarda na contemporaneidade precisa também de um leitor vanguardista. Em "homem pedra" o chamamento para que o leitor termine a obra é completo.

Isma

doispontospontocom disse...

Complementando, esta pequena obra relembra muito outras maiores como a poesia de leminski e o minimalismo da década de 60. O autor inicialmente apresenta dois significados distintos: Homem / pedra, que separados exercem um significado tal qual é - denotação. A seguir, o autor une esses dois significados exercendo um outro - denotação. Homem-pedra é simplesmente um homem com a pedra ou um homem que se "petrificou". Para concluir, o homem e a pedra é a brincadeira travessa e infantil. A brincadeira é a guerra que se tornou adulta. Enfim... possibilidades.

isma

Sócrates Santana disse...

É de fato comum relacionarmos a fase adulta as mazelas, ao ódio, a malícia...mas porque te que ser assim? É assim mesmo? Freud diria que a criança adquire a malícia desde cedo...e os homens...será que não fazem apenas o que faziam quando eram pequenos em proporções maiores e mais danosas??
Sobre a construção narrativa precisa pontuar um exagero, talvez, algo como pôr um lápis sobre um copo e ao lado um livro bem grande explicando a imagem. A beleza está na explicação ou na imagem. Quem fala de quem? O livro ou o lápis e copo?

Sócrates Santana disse...

Gosto, contudo, destá proposição vanguardista do leitor.

Anônimo disse...

Aqui tratarei de comentar as obras literárias e não os assuntos discutidos pois assim vejo como fim originário o blog. Um bom crítico não confunde, mas ajuda.

isma.